home E-commerce 3 gatilhos para aumentar as conversões

3 gatilhos para aumentar as conversões

Ao promover um produto, uma premissa é básica: o foco não é dele, mas sim dos clientes. Ou seja, a comunicação, os canais de veiculação do produto e qualquer definição necessária só poderá ser feita após o conhecimento profundo do público. É o cliente que vai direcionar suas ações, por isso a sua meta é dar o máximo de atenção ao comportamento dele.

Nessa análise você vai entender a importância do fator psicológico nas tomadas de decisão de cada pessoa e, então, poderá trabalhar técnicas e gatilhos em seu favor. Mas o que isso quer dizer?

Os gatilhos mentais são determinadas sensações, provocadas por frases ou acontecimentos, que desencadeiam uma reação, nesse caso a de compra. A ideia, então, é utilizar esses gatilhos como mecanismo de persuasão para melhorar a performance, o relacionamento e, por fim, as conversões.

Separamos alguns gatilhos fáceis de colocar em prática e que prometem trazer bons resultados. Confira:

1- Urgência

O gatilho de urgência é um dos mais utilizados no mercado e, com certeza, você já foi impactado por alguma publicidade desse tipo. Ela é motivada pela escassez, por exemplo, quando você tem poucos produtos em estoque. Ou mesmo por um evento pontual, em que é utilizado um cronômetro. Outras formas de utilizar esse gatilho podem ser mais sutis, como Call to Actions que utilizem as palavras “Já” ou “Agora”.

Não existe uma fórmula, a ideia aqui é mostrar que a oferta é por tempo limitado. Essa sensação de “possível perda” de oportunidade faz com que muitas vendas sejam efetuadas.

2- Prova social

Um produto já utilizado e indicado por um amigo, ou mesmo desconhecido, nas redes sociais tem muito mais chances de ser vendido novamente do que aquele sem comentários ou classificação.

A prova social é o gatilho mais fácil de ser entendido, afinal, é só pensar por si mesmo. Ao escolher um restaurante, por exemplo, você opta pelo que está mais cheio ou o que está sem ninguém? Provavelmente o primeiro lhe parece melhor, não é mesmo?

Pessoas transmitem credibilidade e, com esse pensamento, você deve planejar estratégias para incentivar comentários e campanhas que mostrem a opinião de seus clientes. Esse gatilho é essencial para adquirir novos compradores.

3- Gentileza

O gatilho da gentileza nada mais é do que oferecer brindes, cupons ou realizar boas ações sociais. Quando você realiza uma gentileza você desperta o sentimento de reciprocidade, um dos mais fortes sentimentos capazes de incentivar uma ação.

Gostou? Pense em quais desses gatilhos melhor se aplicam ao seu negócio e faça o teste. Os gatilhos mentais são famosos por gerar bons resultados entre os empreendedores, por isso, vale a pena se aprofundar no assunto.

Boas vendas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *