home Marketplace 5 gastos para riscar do planejamento financeiro em marketplaces

5 gastos para riscar do planejamento financeiro em marketplaces

O planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes na gestão de um e-commerce. E ao fazê-lo você deverá colocar no papel todos os custos que envolvem sua loja virtual, em todas as fases.

As despesas podem ser fixas ou variáveis e junto a elas você deve saber os investimentos necessários e outros indicadores para uma boa operação, ou seja, que resulte em saldos positivos.

Nesse sentido, buscar a diminuição dos custos fixos pode ser uma boa alternativa para economizar e otimizar o fluxo de caixa, já que você estaria reduzindo a saída de dinheiro, certo?

Mas como eliminar gastos no e-commerce? Sabemos que em lojas físicas, uma opção é a redução de energia, água e recursos, como o papel. Em lojas virtuais, no entanto, é preciso ir além.

Os marketplaces, por exemplo, são ótimas soluções para uma atuação mais rentável do ponto de vista de investimentos. Isso acontece, pois muito do que um vendedor online precisaria para abrir sua loja já faz parte do pacote e, além de não precisar se preocupar, ele não tem gastos extras.

Você sabe que gastos o marketplace pode eliminar de seu planejamento financeiro? Confira a seleção que fizemos para você:

1-Hospedagem do site

Para ter uma loja virtual em funcionamento você deverá pesquisar uma boa opção de hospedagem para o seu site. Isso demanda mínimo conhecimento técnico e um investimento mensal ou anual.

No caso de marketplaces, sua loja estará alocada dentro de uma plataforma que já possui hospedagem e toda a estrutura para cadastrar o produto e iniciar as vendas.

2-Manutenção do sistema

Com uma loja virtual própria, o vendedor deve estar sempre atento às falhas do sistema e ter um profissional de tecnologia à sua disposição para corrigi-las. Sabemos que problemas como lentidão ou qualquer outro “bug” podem aparecer a qualquer momento e, nesse caso, as vendas são prejudicadas imediatamente.

Já no marketplace, não é preciso se preocupar com esse tipo de gasto extra. O funcionamento da plataforma e sua manutenção ficam por conta da equipe que forneceu a solução. Nesse caso, os especialistas estão sempre trabalhando no sistema e atentos ao seu desempenho, além de dar o suporte necessário quando solicitado.

3-Tecnologia e atualização

O mercado digital apresenta novidades com uma velocidade difícil de acompanhar, mas necessária para estar sempre de acordo com a concorrência e as tendências. Logo, com um e-commerce, será preciso estar sempre atento às inovações e investir em adaptações.

No marketplace, novamente, essas responsabilidade fica por conta da equipe do marketplace, que trabalha para manter a plataforma sempre atual para os seus vendedores e de acordo com as exigências do mercado.

4-Equipe

Na maioria das vezes, ter um e-commerce demanda uma equipe com desenvolvedor, designer, profissional de marketing e de operações. Logo, os gastos com a mão de obra e folhas de pagamento são altos, além do tempo para gerenciar a equipe.

Já no marketplace, com a estrutura pronta, plano de mídia estruturado, suporte e outros recursos que facilitam à logística, será possível reduzir a equipe ou mesmo gerenciar tudo sozinho.

5- Segurança

A segurança é outra preocupação de lojistas ao colocar sua loja virtual para rodar. Ao fazer uma loja independente, será necessário pesquisar qual certificado de segurança mais se adequa à sua proposta e, ainda, ter conhecimento técnico para ativá-lo após o contrato.

Existem algumas plataformas que já oferecem o certificado, mas geralmente cobram a parte pelo serviço. No marketplace, essa é mais uma comodidade aos vendedores, pois a solução já tem esse certificado e o valor está embutido na mensalidade ou taxas.

Hoje vimos alguns benefícios que o marketplace oferece aos lojistas no âmbito financeiro. Muitos custos podem simplesmente se tornar um e escolher um marketplace tem impacto não só na praticidade, mas na dedicação nos processos de vendas e conversão e, é claro, nos números no balanço final.

Quer conhecer um marketplace que oferece todos esses recursos? Conheça a Taggli:  www.taggli.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *