home Logística 5 lições de logística de grandes lojas virtuais

5 lições de logística de grandes lojas virtuais

A logística no Brasil certamente não é um ponto forte. Desde que os e-commerces fortaleceram sua atuação por aqui algumas constatações sobre isso tem sido feitas como, por exemplo, a dificuldade de oferecer frete grátis.

E esse é apenas um dos desafios encontrados na logística, além do prazo, rotas e condições de entrega. Mesmo assim, esse não pode ser um obstáculo para sua operação, até porque existem diversas atitudes e soluções para dar suporte ao lojista.

Antes de citar algumas dicas, inspiradas nas grandes lojas virtuais, é importante lembrar que entregar um produto no prazo e em boas condições é um dos grandes compromissos de quem vende online, sendo os pontos que geram maior número de reclamações nas redes sociais, canais de atendimento ou sites.

Ou seja, vale mesmo a pena dar atenção aos pontos que citaremos a seguir:

1-Incentivar pedidos que reduzem custos de envio

Logicamente, pedidos realizados mais próximos à sede de sua loja virtual oferecem fretes mais ágeis acessíveis, seja ele pago por você ou seus clientes, o que é bom para você de qualquer forma.

Pensando nisso, como incentivar esse tipo de logística? A ideia é que você trabalhe bem a segmentação dos seus contatos, fazendo campanhas personalizadas de e-mail marketing, em redes sociais ou no Google Adwords. Pense também em ofertas locais, válidas apenas para determinadas regiões e divulgadas em mídias diferenciadas, on e off-line.

2- Diversos armazéns

Uma alternativa que tem ajudado muitos grandes e-commerces é a utilização de diversos armazéns como estoque. Dessa forma, os produtos não ficam concentrados em um só lugar, mas sim em pontos estratégicos para otimizar as entregar e melhorar os valores.

Para as empresas menores, serviços de atendimento e relacionamento podem ajudar a torna-las mais competitivas nesse sentido.

3-Portadores para finalizar serviços ou terceirizados

Pensando ainda em reduzir os custos e ser mais veloz, muitas lojas estão buscando entregadores independentes para finalizar a logística. Eles funcionam como os armazéns citados acima, concentrando pedidos e distribuindo nas proximidades.

Esse serviço exige um controle rígido para analisar os prestadores de serviço, garantindo sempre a segurança dos clientes e a integridade dos produtos e entregas.

Outra opção bastante chamativa é a de terceirizar totalmente a logística, solicitando a retirada, a entrega e, muitas vezes, até a embalagem do produto a ser enviado. Vale a pena pesquisar sobre essas soluções.

4- Use remessas e negocie

É importante oferecer mais de uma opção de frete ao cliente (e até a retirada na própria loja física, se houver). Assim, vale a pena manter um bom relacionamento com as operadoras para conseguir negociar melhores taxas de acordo com as demandas.

Por exemplo, se você já observou que tem um produto com maior saída pode fazer um estoque maior e fechar melhores valores para sua entrega, ou mesmo para a entrega em um determinado local.

5- Melhorar pequenas ações

A última dica é: ofereça sempre o melhor serviço em cada detalhe. Avalie sempre a embalagem, os procedimentos de transporte e o seu prazo, buscando poupar dinheiro e melhorar a experiência do cliente sempre que puder.

As grandes lojas buscam experimentar novas embalagens ou mesmo incrementam o pacote com algum brinde ou vantagem. Essa pode ser uma boa estratégia para fidelizar clientes.

Para finalizar, nunca é demais bater na tecla da “transparência”. Compartilhe sempre com o cliente a rota do produto que ele comprou e informe imediatamente se algum problema ocorrer. Antecipe-se para avisar sobre o atraso e ganhe em troca credibilidade e confiança.

Gostou das dicas? A logística costuma ser uma inquietação para quem possui loja virtual e, principalmente por isso, é preciso sempre inovar e se aperfeiçoar para garantir a satisfação dos clientes e buscar excelência.

Na Taggli, os vendedores possuem gestão de logística até a última milha. Quer entender como funciona? Acesse o site e cadastre a sua loja: www.taggli.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *