home Empreendedorismo 6 competências de um vendedor online

6 competências de um vendedor online

ducação, empatia e boa comunicação são competências de um bom vendedor. Mas, com o contato virtual, as formas de vender mudam um pouco de contexto.

Claramente essas qualidades continuam valendo, mas de outra maneira. Veja como:

1-Aparência da loja virtual

Um bom vendedor online sabe o quanto o visual de sua loja virtual conta na hora de apresentar seus produtos aos clientes. Por isso, atenção ao número de colunas utilizadas, às fontes e as cores.

Não deixe a loja poluída ou com informações em excesso e preze sempre pela usabilidade.

2-Empatia

Usabilidade tem tudo a ver com empatia. Coloque-se no lugar do cliente e acesse a sua loja virtual. Verifique se a navegação está simples e clara, se é fácil realizar o checkout, se os produtos estão bem posicionados, as letras em um tamanho bom para leitura, enfim, faça uma análise detalhada dos elementos da sua loja.

Não se esqueça, é claro, de checar a segurança da loja e de se certificar que ela transmite confiança aos clientes, isso é crucial para as conversões.

3-Comunicação

Informar as características do produto é um passo ainda mais importante para o vendedor online, pois é esse conteúdo que vai substituir o contato do cliente com o produto. Assim, faça descrições objetivas, completas e exclusivas de cada produto e revise sempre, para evitar erros.

Aqui, vale a pena explorar os benefícios do produto na descrição, que funcionarão como aquele “papo” a mais do por que vale a pena levar o produto. Seja claro e jamais deixe as descrições em branco, certo?

Lembre-se ainda que as imagens são uma forma de comunicar sobre o seu produto, então, garanta que elas estejam em boa qualidade e ofereçam uma boa visão do produto.

4-Educação e interação

Personalize o que puder para criar uma experiência única para o seu público. Chame-o pelo nome no login e e-mail marketing e seja sempre receptivo e educado nas mensagens diretas de cadastro, finalização de compra e etc…

5-Multicanal

Um vendedor online sabe se comunicar bem dentro de sua própria loja, nas descrições, banner e mensagens, mas também dá show nas mídias sociais. Quando se tem uma loja online, não dá para concentrar os esforços apenas nela, é preciso estar onde o seu cliente está e, assim, trabalhar bem todos os pontos de contato possíveis.

Estude o seu público e saiba como se aproximar em cada canal. O importante é não perder o relacionamento (não deixar que seu cliente te esqueça) e nem as oportunidades.

6-Ágil e conectado

Outra característica importante é acompanhar os tópicos mais comentados virtualmente e fazer links com o seu produto ou serviço. É importante estar sempre conectado e ligado às tendências para não perder o timing e nem a chance de se aproximar do seu público.

Pronto para atualizar suas competências? Aplique essas dicas e boas vendas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *