home Empreendedorismo Como fazer o balanço da sua empresa no fim de ano?

Como fazer o balanço da sua empresa no fim de ano?

Antes de pensar nos objetivos para o próximo ano todos os empreendedores tem uma tarefa. A de fazer o balanço financeiro final da empresa e analisar os resultados. Mas como fazer esse balanço e o que devemos considerar?

O primeiro passo é entender o que são os ativos e passivos da sua empresa. O segundo e recolher os dados de cada um desses grupos. E o terceiro fazer a análise e o balanço total para, então, definir as estratégias dos próximos meses.

Vamos ao primeiro passo? Veja as diferenças entre ativos e passivos da empresa:

Ativos

Nesse grupo você deve incluir as disponibilidades, contas a receber, impostos a recuperar, instrumentos financeiros de curto prazo e também créditos recebidos junto a sócios, investimentos, móveis e imóveis. Não deixe de incluir ainda os ativos intangíveis como valor de marca, patente, pesquisas e afins.

Passivos

Inclua aqui as contas a pagar, obrigações trabalhistas, tributárias, empréstimos e financiamentos, além de contingências trabalhistas de longo prazo, contas a pagar a fornecedores de longo prazo etc.

O importante nessa etapa é não deixar nenhum custo de fora, para que você tenha a melhor visão possível da situação contábil do seu negócio.

Muitos encaram essas questões como burocráticas ou, ainda, não enxergam a necessidade de dar atenção para isso no caso de empresas pequenas. Mas a verdade é que a contabilidade é também estratégica e crucial nos resultados que o empreendedor e a equipe ambicionam. Sabendo disso, vamos ao próximo passo?

Após recolher esses dados, a primeira análise a ser feita é em relação ao equilíbrio desses valores. O que é maior em sua empresa, os ativos ou passivos? O quanto eles estão próximos?

A diferença entre esses números mostrará a sua situação líquida. Ela pode ser positiva, negativa ou nula. E então você saberá onde seus recursos estão sendo aplicados e poderá verificar a saúde econômica do negócio.

O último passo é definir o que deverá ser feito para melhorar esse balanço nos próximos meses. E então, pautados na realidade da empresa, é o momento de tomar decisões e desenhar o planejamento financeiro, de marketing, vendas e as metas em geral.

Pronto para organizar o seu balanço e iniciar 2017 com o pé direito? Se tiver alguma dica, compartilhe com a gente nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *