home Empreendedorismo Concorrência: como aprender com ela?

Concorrência: como aprender com ela?

Um dos desafios de todo empreendedor é se diferenciar da concorrência, mas outro, tão grande quanto esse, é enxergar os seus concorrentes como parte de sua estratégia de atuação.

O que acontece é que tanto você quanto as outras empresas estão compartilhando o mesmo cenário com os mesmos obstáculos para chegar aos clientes. Como cada um vai lidar com isso é que pode te inspirar ou ensinar.

Mas por onde começar essa análise? Primeiro é preciso saber exatamente quais são os seus maiores concorrentes. Liste os diretos, que vendem o mesmo produto, e também os indiretos, que atuam no mesmo setor, concorrendo pelo mesmo público, mas com produtos diferentes. Ambos são importantes para você.

A partir daí, é hora de começar a pesquisa para tirar conclusões dos tipos:

Marketing

Que tipo de campanhas as outras marcas tem feito? Como é a presença digital delas e o quanto elas interagem com seu público? Quais canais elas utilizam e em que mídias investem? Analise esses pontos, a linguagem, comunicação e que tipos de ações chamam mais atenção das pessoas em geral.

Tendências do setor

Observe o que as marcas têm feito para inovar e se ela está aderindo à novas mídias e ferramentas. Essa é uma boa tática para identificar tendências do setor.

Preferências do consumidor

A partir do engajamento nas campanhas e posts, dos comentários e interações referentes a produtos e promoções você poderá notar traços sobre a preferência dos consumidores, que nesse caso também fazem parte do seu público.

Categorias emergentes

Se limitar apenas aos grandes players de mercado pode ser um grande erro nesse momento. As marcas emergentes costumam chegar com novas propostas e diferenciais competitivos ainda mais atrativos, assim, é importante prestar atenção nelas.

Estimativas sobre o futuro do setor

As marcas estão inovando dentro do seu setor ou estão estáveis? E o interesse e envolvimento do consumidor? O produto ou serviço que você oferece tem espaço para esse mesmo público no futuro? Vale a pena analisar essas informações para traçar a direção de suas próximas campanhas e estratégias.

Se você ainda não sabe como colocar isso em prática, comece pelo básico e monte uma planilha para coletar as informações dos concorrentes, depois é só partir para as análises e insights e anotar os principais passos para melhorar os resultados e sair na frente com a visibilidade.

Bons negócios!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *