home E-commerce, E-commerce brasil Dicas para encontrar e explorar seu nicho de atuação

Dicas para encontrar e explorar seu nicho de atuação

Uma boa ideia. Bons produtos para revender. Público interessado e estratégia de atuação. É disso que você precisa para montar um negócio, além do investimento, é claro. Mas como encontrar o nicho correto para atuar?

Você pretende ingressar no segmento da saúde, moda, design? Seja qual for, vale a pena pensar que quanto mais específico for o seu público e os problemas que o seu produto pode resolver, mais chances você tem de conquistar o seu espaço no mercado.

Isso acontece, pois ao mesmo tempo em que você foge dos grandes players do mercado você estará trabalhando para corresponder às necessidades específicas de um determinado grupo, se aproximando dele e fidelizando mais clientes.

Mas como encontrar um nicho que dê certo? Separamos algumas dicas para você:

Atenção à demanda

Para escolher o seu nicho você deve considerar suas paixões, aptidões e habilidades, mas também a demanda que pretende atender.

Não basta trabalhar com algo que você ame, as outras pessoas também devem amar e querer consumir o que você oferece, certo?

Você sabe quem é o seu público? Suas características, preferências e comportamento? Então é hora de pesquisar!

Pesquisa e potencial

Investir sem pesquisar é o maior risco que um negócio pode correr, pois é a pesquisa que dá a base e as perpectivas para a empresa.

Por isso, não economize ao pesquisar sobre seu público, sua renda, sua geolocalização, o crescimento ou retração do público nos próximos anos, a recorrência de necessidade do seu produto e outros indicadores.

O ideal é que você consiga projetar o seu negócio no futuro e seu possível retorno. É esse estudo que te dirá se você deve ou não seguir seguir a diante.

E como explorar o nicho escolhido?

A melhor dica para explorar o nicho escolhido é, literalmente, viver o que ele vive. Após ter definido a sua persona (a personagem que reúne todas as caraterísticas do seu público-alvo), você deve ter na ponta da língua os seus hábitos e é a partir deles que inicia o seu trabalho de exploração.

Esse é o momento que você vai agir como o seu público agiria, acompanhar as páginas que ele acompanha, ler as notícias que ele lê, acessar os sites que ele acessa e, principalmente, fazer parte dos mesmos grupos que ele nas redes sociais.

É essa aproximação que fará total diferença em sua abordagem, pois agora, por mais específico que seja o seu nicho, você conseguirá desenhar o seu universo expandido, com todos os elementos que estão em torno desse interesse.

É assim que você saberá as expressões mais usadas, a forma como eles interagem entre si e o que gera maior repercussão. Com essa bagagem você poderá se aprofundar muito mais nas necessidades dos seus clientes e atuar como um verdadeiro amigo, que mostra entender profundamente suas necessidades.

Nesse ponto, vale retomar o que citamos anteriormente, sobre gostar do segmento em que atua. Isso porque esse processo de imersão demanda tempo e, quanto mais interessado e envolvido você estiver, melhores resultados você terá e mais disposição também, para continuar em busca de novas ideias e desafios.

Gostou? Já sabe em que nicho deseja atuar ou como explorar melhor o que você já faz parte?

A Taggli é um marketplace social, feito para quem tem e quem busca por produtos exclusivos. Aqui, a integração com as redes sociais e o relacionamento com o seu público estão vivas a todo o momento, enriquecendo cada vez mais as interações. Conheça mais sobre nós: www.taggli.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *