home Variedades Serviços por assinatura: ideias que geram valor

Serviços por assinatura: ideias que geram valor

Você conhece ou faz parte de algum clube de serviços por assinatura? Essa modalidade de vendas está cada vez mais conhecida entre os consumidores brasileiros que costumam comprar online.

A ideia teve origem no modelo americano, iniciado por algumas marcas que ofereciam degustação de determinados produtos, mas com a evolução do processo hoje são oferecidos “kits” para assinantes, o que engloba produtos de diversos segmentos (moda, beleza, alimentos e bebidas, música, etc), que contemplam a necessidade, a conveniência ou, simplesmente, o entretenimento.

Com o fluxo contínuo de pedidos, os vendedores conseguem gerar margem de lucro e, ainda, repassar produtos a preços mais atrativos para os assinantes. Logo, essa pode ser uma boa estratégia, não só pela entrada fixa e recorrente, mas também para manter o cliente em contato constante com a marca.

Veja mais algumas curiosidades sobre as vendas por assinatura:

Relacionamento

Uma das oportunidades de trabalhar com serviços por assinatura é a de criar relacionamentos mais fortes com o seu público. Isso porque o contato periódico abre caminhos para que você explore um conteúdo contínuo, por exemplo, apostando em uma comunicação mais próxima e focada em relevância e utilidade (relacionado ao que você está oferecendo a cada mês).

Cada cliente tem o desejo de ser único e exclusivo e, com esse tipo de serviço, fica mais fácil trabalhar abordagens personalizadas e recolher feedbacks que colaborem para o aperfeiçoamento constante do que é entregue todos os meses. Não abra mão de trabalhar informações ricas e estreitar essa conexão.

Fidelização

Não basta o relacionamento ser bom, é importante que ele seja duradouro. Nesse caso, o serviço de assinaturas pode ser mensal (avulso) ou perdurar por alguns meses. Geralmente o serviço costuma ser recorrente e a taxa de cancelamento é um ótimo indicador de que o seu “box” precisa ser revisado, no conteúdo, comunicação, qualidade e preço.

Isso porque o passo mais difícil é fazer com que o cliente faça a primeira conversão, dali em diante é com a marca o quanto ela será capaz de reter esse novo consumidor.

Essa modalidade de vendas é ainda mais interessante, pois no cadastro é de costume captar informações mais subjetivas sobre as pessoas e seus interesses, o que abre as portas para estudar melhor o perfil dos assinantes e buscar produtos e ações que correspondam às suas expectativas, fazendo com que eles fiquem por mais tempo com seu serviço.

Evolução

Com um relacionamento estável e duradouro cabe à sua marca investir em inovação e não cair na armadilha da comodidade.

É fundamental não esquecer a opinião do cliente e estar sempre atento às tendências e novidades, buscando sempre surpreender os seus assinantes e convencendo-os de que seu serviço é um investimento.

Além disso, é importante pensar que os assinantes são ativos na internet e redes sociais, o que torna importante trabalhar nessas mídias e responder as interações.

Seja qual for o seu segmento, trabalhar com serviços e produtos por assinatura é uma excelente maneira de criar e unir pessoas em uma comunidade especializada em determinado assunto, que pode ser direcionada pela sua marca como uma das estratégias para gerar valor ao seu negócio. Pense nisso!

A Taggli se importa com o valor das marcas e a satisfação dos usuários e consumidores, buscando em sua plataforma fazer a conexão perfeita entre marcas, pessoas e conteúdo. Quer saber mais? Acesse: www.taggli.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *